Sobre                        Contato                        Arquivo

Não foi o PT nem o PSDB, foram os dois

Elio Gaspari, Folha de S. Paulo, 03/01/10

Desde 1996 a linha da melhoria da vida do andar de baixo é contínua, sem inflexões

O PROFESSOR Claudio Salm investigou os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 1996 e 2002 (anos tucanos) e daí a de 2008 (anos petistas). Ele verificou que a ideia segundo a qual Nosso Guia mudou radicalmente a vida do andar de baixo nacional é propaganda desonesta. Estimando-se que no andar de baixo estejam cerca de 50 milhões de pessoas (25% da população), o que se vê nas três Pnads estudadas por Salm é uma linha de progresso contínuo, sem inflexão petista.

Em 1996, quando Fernando Henrique Cardoso tinha um ano de governo, 48,5% dos domicílios pobres tinham água encanada. Em 2002, ao fim do mandato tucano, a percentagem subiu para 59,6%. Uma diferença de 11,1 pontos percentuais. Em 2008, no mandato petista, chegou-se a 68,3% dos domicílios, com uma alta de 8,7 pontos.

Coisa parecida sucedeu com o avanço no saneamento. Durante o tucanato, os domicílios pobres com acesso à rede de esgoto chegaram a 41,4%, com uma expansão de 9,1 pontos percentuais. Nosso Guia melhorou a marca, levando-a para 52,4%, avançando 11,3 pontos.

O acesso à luz elétrica passou de 79,9% em 1996 para 90,8% em 2002. Em 2008, havia luz em 96,2% dos domicílios pobres.

Esses três indicadores refletem políticas públicas. Indo-se para itens que resultam do aumento da renda e do acesso ao crédito, o resultado é o mesmo.

Durante o tucanato, os telefones em domicílios do andar de baixo pularam de 5,1% para 28,6%. Na gestão petista, chegaram a 64,8% das casas. Geladeira? 46,9% em 1996, 66,1% em 2002 e 80,1% em 2008.

O indicador da coleta de lixo desestimula exaltações partidárias. A percentagem de domicílios pobres servidos pela coleta pulou de 36,9% em 1996 para 64,4% em 2008. Glória tucana ou petista? Nem uma nem outra. O lixo é um serviço municipal.

Nunca antes na história deste país um governante se apropriou das boas realizações alheias e nunca antes na história deste país um partido político envergonhou-se de seus êxitos junto ao andar de baixo com a soberba do tucanato.

desenvolvimento social ·
Enviar   Imprimir   Fonte

Corrupção de Sarney a Lula

image O ebook Corrupção de Sarney a Lula pode ser baixado gratuitamente em três formatos: PDF (para imprimir), EPUB (para iPad) e MOBI (para Kindle). Uma versão em inglês (capa acima) está a venda na Amazon.com.

Posts recentes


Um pouco de socialismo real

Tony Judt, em Postwar, cap. XVIII, p. 579, descreve as engrenagens da derrocada econômica do bloco soviético.

Chances do voto distrital

Convergência de José Serra e Michel Temer é bom sinal para as chances do voto distrital. Os dois participaram ontem de um debate sobre reforma política política no Instituto Brasiliense de Direito Público.

Companheiros de viagem

"Você não pode impedir as pessoas de estarem certas pelas razões erradas... Esse medo de se descobrir em más companhias não é uma expressão de pureza política; é uma expressão de falta de autoconfiança"

Quando o carnaval chegar

O eleitor típico de Dilma a esta hora está em casa, nas áreas mais pobres, menos conectadas do país. O eleitor típico de Aécio está voltando da manifestação de protesto de anteontem ou/e pensando em ir à próxima.

Currículo impecável

Do ponto de vista de Dilma e do PT, José Eduardo Cardozo deve ser mesmo o homem certo para garantir que o escândalo do petrolão seja investigado "doa a quem doer".

Três em um

Num artigo na Folha hoje, "Supremo equívoco", o advogado-geral da União, Luís Adams, conseguiu encaixar três equívocos graves em uma única frase.

Só sob pressão

Se quisermos que o PSDB avance, vamos ter que empurra-lo de fora e de baixo. Vamos, quem? Nós, filiados, simpatizantes, eleitores que não somos políticos nem militantes profissionais.

Cavaleiro da Esperança

A única coisa errada que eu consegui achar no discurso de Aécio Neves no Senado foi o cenário. O Congresso Nacional, infelizmente, virou o túmulo da política.

Torcida organizada

Impressionante como o "spin" do PT e coadjuvantes fucionou bem para torcer o significado do pedido de auditoria dos sistemas eleitorais e das manifestações anti-PT. Impressionante, mas não surpreendente.

La garantia soy yo

É bom que o PSDB e outros partidos acordem e passem a exigir mais transparência do TSE. A burocracia do tribunal, com respaldo dos ministros, impede a auditagem para valer dos sistemas de votação e totalização. A regra democrática, na relação entre poderes, é confiar fiscalizando.

Difamação 2.0

Lula descomposto, puxando o coro de impropérios dos companheiros num comício em Belo Horizonte pode ser o ponto mais baixo desta campanha (ou não: eles ainda têm uma semana para mostrar o seu pior), mas não é um ponto fora da curva.

Apocalipse agora e sempre

Minha mulher sonha em visitar Jerusalém. Eu gostaria de acompanha-la. Mas temos medo de ir. E não temos razão para acreditar que o perigo diminua no nosso tempo de vida.

Olho na urna

Na mesma medida em que a derrota do PT vai ficando mais provável, a oposição deveria olhar com mais cuidado a segurança do sistema eletrônico de votação.

Não entre nessa fria

Boas ideias de Aécio Neves em entrevista à Folha. Com uma exceção importante: cinco anos de mandato para todos os cargos com coincidência de mandatos é ruim.
Mais posts