Sobre                        Contato                        Arquivo

Contribuição compulsória: aposentados são descontados sem saber e sindicatos faturam milhões

O Globo, 21/07/10


APOSENTADOS

Ações contra Previdência estimulam sindicalização

Entidades prometem incluir aposentados que se filiem na lista de beneficiados em causas vitoriosas

Geralda Doca

BRASÍLIA - O grande chamariz para atrair os aposentados são as ações judiciais que os sindicatos patrocinam contra o INSS, pedindo a correção do valor do benefício - uma estratégia praticada tanto por sindicatos nacionais quanto por associações locais. Para divulgar essas ações, dirigentes sindicais usam os jornais (próprios ou não), com a promessa de incluir os segurados na lista dos beneficiários em caso de ganho de causa. Como contrapartida, exigem que os interessados se tornem filiados e autorizem o desconto da mensalidade sindical, diretamente da aposentadoria.

O Sindicato de Aposentados da Força Sindical, por exemplo, tem um jornal mensal, que é divulgado nos postos do INSS, em bancos e nas sedes e subsedes da entidade nos estados. A entidade é uma das poucas que têm filiados diretos; a maioria faz parte de um sistema de federação, confederação, sindicatos e associações locais, que captam o filiados.

Promessa de aposentadoria rural em troca de filiação e desconto

No caso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) - entidade que mais fatura com os descontos em folha e tem a maior mensalidade (2%) -, seus sindicatos filiados prometem aposentadoria rural em troca da filiação e desconto direto no valor do benefício.

- O desconto em folha é mais cômodo para o aposentado - afirmou o presidente da Contag, Alberto Broch.

Mas o desconto também é mais cômodo para as entidades, que admitem dificuldades em receber as mensalidades pelo sistema bancário:

- Receber o boleto nem sempre é fácil. Muitas vezes os aposentados esquecem de pagar, e fica por isso mesmo - diz o presidente do Sindicato da Força, João Inocentini.

Além de serviços jurídicos gratuitos, as entidades oferecem, de maneira geral, facilidades aos aposentados como descontos em farmácias, consultas, exames médicos e até excursões, via convênios locais.

Mensalidade dá direito a descontos e serviço jurídico

Filiado à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande, ligada à Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), Alcides dos Santos Ribeiro desconta R$16 todo mês a favor da entidade. Diz que compensa porque tem direito a descontos nas despesas com saúde, na cidade onde mora.

Mas, para ele, o que mais motiva são os serviços jurídicos prestados pela entidade:

- O forte é a defesa dos direitos na Justiça. Vou entrar agora numa ação pela proporcionalidade da aposentadoria (quem se aposentou com menos de 35 anos de contribuição) - diz.

estado-sociedade · aposentadoria, contribuição sindical, sindicato
Enviar   Imprimir   Fonte
Página 2 de 2  < 1 2

Corrupção de Sarney a Lula

image O ebook Corrupção de Sarney a Lula pode ser baixado gratuitamente em três formatos: PDF (para imprimir), EPUB (para iPad) e MOBI (para Kindle). Uma versão em inglês (capa acima) está a venda na Amazon.com.

Posts recentes


Chances do voto distrital

Convergência de José Serra e Michel Temer é bom sinal para as chances do voto distrital. Os dois participaram ontem de um debate sobre reforma política política no Instituto Brasiliense de Direito Público.

Companheiros de viagem

"Você não pode impedir as pessoas de estarem certas pelas razões erradas... Esse medo de se descobrir em más companhias não é uma expressão de pureza política; é uma expressão de falta de autoconfiança"

Quando o carnaval chegar

O eleitor típico de Dilma a esta hora está em casa, nas áreas mais pobres, menos conectadas do país. O eleitor típico de Aécio está voltando da manifestação de protesto de anteontem ou/e pensando em ir à próxima.

Currículo impecável

Do ponto de vista de Dilma e do PT, José Eduardo Cardozo deve ser mesmo o homem certo para garantir que o escândalo do petrolão seja investigado "doa a quem doer".

Três em um

Num artigo na Folha hoje, "Supremo equívoco", o advogado-geral da União, Luís Adams, conseguiu encaixar três equívocos graves em uma única frase.

Só sob pressão

Se quisermos que o PSDB avance, vamos ter que empurra-lo de fora e de baixo. Vamos, quem? Nós, filiados, simpatizantes, eleitores que não somos políticos nem militantes profissionais.

Cavaleiro da Esperança

A única coisa errada que eu consegui achar no discurso de Aécio Neves no Senado foi o cenário. O Congresso Nacional, infelizmente, virou o túmulo da política.

Torcida organizada

Impressionante como o "spin" do PT e coadjuvantes fucionou bem para torcer o significado do pedido de auditoria dos sistemas eleitorais e das manifestações anti-PT. Impressionante, mas não surpreendente.

La garantia soy yo

É bom que o PSDB e outros partidos acordem e passem a exigir mais transparência do TSE. A burocracia do tribunal, com respaldo dos ministros, impede a auditagem para valer dos sistemas de votação e totalização. A regra democrática, na relação entre poderes, é confiar fiscalizando.

Difamação 2.0

Lula descomposto, puxando o coro de impropérios dos companheiros num comício em Belo Horizonte pode ser o ponto mais baixo desta campanha (ou não: eles ainda têm uma semana para mostrar o seu pior), mas não é um ponto fora da curva.

Apocalipse agora e sempre

Minha mulher sonha em visitar Jerusalém. Eu gostaria de acompanha-la. Mas temos medo de ir. E não temos razão para acreditar que o perigo diminua no nosso tempo de vida.

Olho na urna

Na mesma medida em que a derrota do PT vai ficando mais provável, a oposição deveria olhar com mais cuidado a segurança do sistema eletrônico de votação.

Não entre nessa fria

Boas ideias de Aécio Neves em entrevista à Folha. Com uma exceção importante: cinco anos de mandato para todos os cargos com coincidência de mandatos é ruim.

Deu chabu

O Brasil já gastou R$ 918 milhões numa parceria com a Ucrânia para o lançamento de satélites, sem perspectivas de lançar um traque sequer.
Mais posts